Páginas

sábado, 26 de setembro de 2015

Relato de parto - parte final.


 
Chegando na maternidade, entreguei minha carta e esperei pra passar na triagem. Era troca de plantão, então esperei algo em torno de meia hora (só pra triagem) e as dores cada vez mais próximas e com bastante intensidade.
Saindo da triagem fui direto fazer o cardiococo. 20 minutos lá deitada. Tive 6 contrações.
Na hora que sai da sala, o médico, no corredor mesmo, manda eu ir embora. Que deveria retornar só no dia seguinte, em jejum.
- Mas doutor, to com muita dor.
- Não tem contração no exame, só movimento do bebê. (eu com cara de alface) Deita lá que eu vou te examinar.

Toque. Muita dor.

- Ah fulana, mas ela ta em trabalho de parto. Olha só, são 6 cm. Prepara a internação que ela não vai embora não.

O médico então me pergunta como quem não quer nada :
- Quanto tempo tem sua cesárea?
- 3 anos e meio.
- Certo. Só esperar que vc ja vai pro centro obstétrico.

Imaginem uma pessoa feliz? Menos de 2 horas antes eu estava com pouco mais que 3 cm e agora estava com 6 cm. Meu parto natural estava chegando. Mas espera, que dor é essa pelo amor de Deus?

- Leandro, liga pra minha mãe, faz a internação que a Tarsila vai nascer hj.

Dor.

Dor.

Muita dor.

Esperei mais uns 20 minutos mais ou menos, não tinha vaga no C.O
Comigo tinha uma moça esperando vaga no convênio pra cesárea eletiva, ela entrou em TP naturalmente, 3 dias antes da data que marcou pro filho nascer.

Dor

Fui andando pro CO.
Tinham duas moças em TP. Fui examinada pela enfermeira obstétrica, e 5 minutos depois entra o médico. Coloca a mão em minha barriga e pergunta.
- E aí, tudo bem?
- Ah doutor, tudo daquele jeito né,  uma dor desgraçada.
- Jaja passa. Fulana, prepara ela que vai ser cesárea.

Dor.

E eu não questionei. Me preparei tanto psicologicamente que em nenhum momento eu perguntei pq precisávamos fazer a cesárea. Aceitei de um jeito que ainda me pergunto pq.
Pressão 18x9.

Dor.

Fomos para o centro cirúrgico as 19:30, o obstetra queria muito fazer meu parto esse horário (minha mãe que seria minha acompanhante no pré parto ainda nem tinha chego), mas eu comi o salgado e o anestesista não topou.

Volta pro pré parto. Mais dor.

Minha mãe chega 10 minutos depois e a  primeira pergunta dela foi se tava doendo muito --"
Depois ela quis saber de quanto em quanto tempo estava a contração, como se eu fosse perder meu precioso tempo sem dor contando.
E começou a contar.

Dor.

Risada.

Dor.

- Olha Fe, ta de 3 em 3 minutos certinho.

Mais dor.  De repente me da uma vontade absurda de empurrar. E a cada contração, um empurrão.
A EO me examina e continuo com os mesmos 6 cm.

Preparam pra fazer outro cardiococo. Antes disso o médico entra bem na hora que eu estava rindo (5 segundos depois eu estava gemendo). Começa o exame e minha mãe se empolga, pq ela consegue adivinhar pelo batimentos da Tata quando vai começar a contração.
E dor, muita dor. Queria conseguir explicar, começa parecendo uma cólica menstrual, de repente começa a doer igual sei la oq, e durante aquele minuto vc não consegue nem pensar.

O médico entra durante uma das contrações e manda me preparar de novo pra ir ao CC, segundo as palavras dele - não da pra esperar pra amanhã não (como eu comi em torno de 16h, só poderia fazer a cesárea depois da 00:00).

Minha mãe sai toda feliz pra chamar o Leandro, e bem na hora de me levarem chega uma mulher parindo.
E a partir desse momento tudo fica confuso. Não me lembro se escutei o bebe nascendo ou não.
Me lembro de gemer muito e não conseguir ficar parada na maca.
Me lembro do Leandro ter tentado fazer alguma piada por ser cesárea, mas não me lembro do que respondi.
Me lembro da dor. Muita dor. Estava em 9,5.

Não me lembro da preparação pra cirurgia, mas me lembro q o médico perguntou se eu não tinha sido instruida sobre o jejum e me lembro de explicar que ela tinha resolvido nascer sozinha.

Me lembro de implorar pela anestesia. Da demora do médico. E de que bem na hora de aplicar a anestesia, tive uma contração.

E me lembro do alivio. Abençoada a pessoa que inventou a morfina. Me relaxou e me tirou da partolandia na hora.

A partir dai foi tranquilo. Sofri bullyng por causa do salgado, mas em nenhum momento me senti violentada ou diminuída, pelo contrário, aquele clima de piada me relaxou.

Senti o exato momento que a Tarsila saiu de dentro de mim e a partir desse momento meu coração expandiu. A vi assim que saiu, apesar dela não ter vindo ao meu colo, mas pude falar com ela e acalma - lá.
Pude sentir o cheiro dela e ela pode sentir o meu.
Foi maravilhoso.

Logo depois ela foi para o berçário tomar as vacinas, e meu marido foi convidado a acompanhar (coisa que não aconteceu no parto do Morôni, se eu não tivesse mandado ele ir atrás, ng nem teria lembrado dele).

Fiquei em torno de 40 min no CC até voltar a sentir minhas pernas, logo depois fui pro pós parto onde finalmente pude amamentar minha filha (sim, ela foi amamentada na primeira hora de vida).
Fiz oq li inúmeras vezes em relatos de parto, não enfiei o peito na boca dela, deixei ela encontrar, e a bichinha ja nasceu sabendo.

Fiquei em torno de 1h nessa sala e já fui pro quarto.
Meu marido já estava nos esperando lá.  Tarsila ficou mais alguns minutos em observação no berçário (e o Leandro babando no vidro) e veio pra nós toda linda, com o cabelo ainda sujo de vernix.
Nos namoramos e a namoramos. Foi um momento que vai ficar pra sempre em minha memória, e um momento que não tivemos com  o Morôni.
Logo depois o Leandro saiu e entrou minha mãe (era aprox 2:30 da manhã) pra passar a noite conosco.

Considerações finais:

Fiquei 3 noites internada e tive acompanhante o tempo todo, meu marido inclusive passou uma noite com a gente.
O teste do pezinho é feito 48h após o nascimento e somento por isso não recebemos alta em 48h.
Não vou mentir, a cirurgia doeu muito, mais do que a do Morôni, tanto que por 3 semanas eu não quis ter o terceiro, rs. Mas agora ja to querendo de novo, rs.
Puerperio de segundo filho é muito pior q do primeiro.
Na mesa de parto eu ouvi q estava com 9 cm, e quando ela nasceu o médico falou que ela estava muito alta (e minha barriga tava alta mesmo, nem parecia que estava em TP) e que ela tinha uma circular do cordão.
E estamos ótimas. Apesar de ser difícil meus dois filhos são minha maior bênção. Tem sido um aprendizado.

Obrigado a todos pelos parabéns e desculpem pela demora em parir esse relato.
Está imagem possui direitos autorais, 


3 comentários:

  1. Oi, Fernanda!

    Tarsila chegou! Que olhos lindos! Parabéns, amiga! Tb adoro relatos, mas confesso que o seu parece muito mais emotivo que o meu - reli o meu depois e achei tão frio, hahahahah mas a verdade é que foi um momento lindo que vou lembrar por toda a vida!

    Tb quero escrever sobre o puerpério, vou esperar pelo seu post. E, uma curiosidade: como está o Môroni com a chegada da irmã?

    Beijos,
    D.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda

    Que pena que não conseguiu ter o normal como queria tanto. O bom que sua pequena veio na hora dela.
    O que mais quero evitar nessa segunda gestação é que eu tenha uma cesárea eletiva. É importante pra mim que ele venha na hora dele.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ohh, tambem queria o parto normal do meu Gui . mas nao tive contrações, tive nada .. Mas ele nasceu muito bem ! *-* Fico feliz que as duas estejam otimas, muita fofura esses dois ! Beijo grande

    ResponderExcluir

Deixe o nosso dia mais feliz :)